top of page

Aquim Sacramento

Aquim_1.png
Aquim_2.png
Aquim_3.png

Graduado na UNESP (2012-2015), Mestre pela UFBA (2016-2018) e Doutor pela UFMG (2019-2023). Aquim Sacramento iniciou seus estudos em 1998 com quatro anos de idade, tendo como instrumentos a flauta e o piano.


Aos nove anos tornou-se aluno do curso básico de percussão na Escola de Música da UFBA, no qual participou de dezenas de concertos, gravações CD, e DVD, festivais e uma turnê por 75 cidades brasileiras com o Grupo de Percussão desta mesma instituição. 

 

Em São Paulo, entre os anos de 2012 e 2015, integrou diversas orquestras e bandas jovens do estado. Em 2016, Sacramento, integrante do Duo Sacramento, Duo Sá-Cramento e Trio BATEZ, formou o MarinGinká, Grupo MultiFaces e ingressou na Orquestra Juvenil do NEOJIBA.


Em 2017, foi vice coordenador do Festival de Percussão 2 de Julho, no qual diversos artistas nacionais e internacionais foram atrações, além de lançar, junto ao Grupo de Percussão da UFBA, o segundo CD “Pagodão Suingueira Dub”.

No ano de 2018, ministrou aulas de percussão brasileira tanto quanto concertos solo no estado de Minnesota.

Aquim Sacramento, Ministrou oficinas, masterclasses e fez concertos em Recife, São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Belém, entre outras cidades, todos no ano de 2019.

Também nesse mesmo ano, fez parte da comissão organizadora do X Festival de Percussão 2 de Julho, executando mais de 30 obras junto a diversos grupos e artistas, incluindo o lançamento do CD “Ouça Sfot Poc” do Grupo de Percussão da UFBA, no qual participou como diretor musical e como percussionista convidado.

 

Em 2020, tomou posse da vaga de professor de percussão da UFBA.Nesse mesmo ano, coordenou e organizou os eventos Art+Conexões, I VibrAções – Encontro Internacional de Vibrafonistas e SIPER – I Semana Internacional Percussiva, todos de maneira remota. Além disso, ministrou palestras e participou de mesas redondas em diferentes eventos brasileiros.

No ano seguinte, 2021, organizou o II VibrAções e o Seminário: A Bateria no Brasil em Perspectiva; e ministrou palestra em universidade americana, entre outros.

 

No ano de 2022, Aquim Sacramento, participou do IV Encontro Percussivo UFPE, do XXXIV FIMUPA em Belém do Pará como professor e solista.


Junto ao grupo de percussão que coordena, participou da VIII Festa do Ritmo, também em Belém do Pará.
Nesse mesmo ano, dirigiu o CD do Duo Repercuti, em Recife – PE, e tambem coordenou o XI Festival de Percussão 2 de Julho.
Teve lançamento do CD Ziriguidum, do mesmo grupo mencionado. Ministrou palestra no encontro pernambucano mencionado acima e na UFRB.

Em 2023, fez turnê solo pelos Estados Unidos passando por duas universidades (em Utah e em Kansas), ministrando aulas e executando concertos com repertório em sua maioria brasileiro.
Em junho deste mesmo ano participou, pela primeira vez, do XXI Festival Internacional de Percusión Patagonia, na Argentina, também ministrando aulas e executando concertos.
Organizou a 12ª edição do Festival de Percussão 2 de Julho, contando com atrações nacionais e internacionais da área de percussão na cidade de Salvador, Bahia.


Em 2023 teve participações em: IV Conexões Percussivas UPF, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, palestras e masterclasses em diversas instituições do país, como UNESP e UFPB e ministrou semana de aulas na FAM, em Belém do Pará.

  • Branco Facebook Ícone
  • Ícone do Instagram Branco
bottom of page